YENA (예나), também conhecida como Choi Yena, é uma solista e atriz sul-coreana da YUEHUA Entertainment. Ela é ex-integrante do grupo-projeto feminino IZ*ONE (2018-2021) e teve sua estréia solo com o mini-álbum "ˣ‿ˣ (SMiLEY)" em 17 de janeiro de 2022.
Em 11 de maio de 2018, Choi Yena foi revelada como uma das promissoras participantes do programa de sobrevivência Produce 48, no qual ela representaria sua empresa YUEHUA Entertainment. Ela conquistou seu lugar de destaque ao decorrer do reality, chegando à final em 4° lugar, tornando-se integrante do IZ*ONE.
Ao lado de 11 jovens garotas, YENA estreou no IZ*ONE em 29 de outubro de 2018 com o primeiro mini-álbum do grupo "COLOR*IZ". Em seu longo, e curto, tempo de carreira, o grupo provisório acumulou em sua discografia quatro mini-álbuns coreanos, três singles japoneses, um full-álbum coreano e um álbum de estúdio japonês.
Em 29 de abril de 2021, IZ*ONE teve seu fim após o encerramento do contrato especial. YENA retornou para YUEHUA como trainee.
Ainda em 2021, especificamente em agosto, a mídia coreana havia reportado que YENA estaria fazendo sua estréia solo naquele ano, o que foi adiado para o ano seguinte mais tarde.
Em 7 de outubro, YENA foi confirmada na segunda temporada de "The World of My 17", do Naver TV Cast, sendo sua estréia como atriz. O dorama, assim como em sua primeira temporada, explora o auge dos 17 anos e mostra como estudantes lidam com temas recorrentes como amizade, amor e os planos para o futuro.
Em janeiro de 2022, YENA atiçou os fãs ao revelar que sua estréia solo estava chegando em breve. E em 17 de janeiro, seu primeiro mini-álbum "ˣ‿ˣ (SMiLEY)" ganhou vida de forma única, conquistando não só o público coreano, como o público internacional também, com o single divertido e contagiante "SMILEY (feat. BIBI)". Em uma data tão especial, a solista também batizou seus fãs com o nome Jigumi.
Com o sucesso imediato de "SMILEY", YENA anunciou em julho seu comeback com o segundo mini-álbum "SMARTPHONE", que seguiu a mesma estética proposta em seu debut. "SMARTPHONE" foi lançado em 3 de agosto.
Seis meses após seu primeiro comeback solo, YENA anunciou que faria seu retorno em 16 de janeiro com seu primeiro single álbum "Love War". Toda a era surpreendeu os fãs ao verem um lado maduro e totalmente desconhecido de YENA como solista, com destaque para seu melhor lançamento até então, "Love War (feat. BE'O)".
Hoje (27), YENA fez seu retorno com seu segundo single álbum "HATE XX" que conta com o single "HATE RODRIGO (feat. YUQI, do (G)I-DLE)", onde ela expressa de forma fofa o sentimento de inveja, e a b-side "WICKED LOVE" que ganhou um MV com bastante performance.
Sua estréia no Japão está marcada para 9 de agosto com a versão japonesa de "SMILEY" em colaboração com Chanmina.
Confira seu último lançamento "HATE RODRIGO (feat. YUQI)"!
Você pode acompanhar YENA através de suas redes sociais oficiais, onde ela é bastante ativa! Siga:
Acompanhe informações diárias sobre suas artistas favoritas em Update KGirls.
0 Comentários